Publicado em 27 jul 2021

A importância da certificação HIMSS na digitalização da saúde

Redação

A certificação Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é fundamentais no processo de digitalização no setor da saúde. Com uma maior digitalização na área da saúde, os benefícios seriam em forma de atendimento via telessaúde, apoio à decisão clínica, análises avançadas, maior mobilidade, prontuário eletrônico avançado e compartilhado. Com essas e outras vantagens, há estudos que indicam que os usuários terão uma maior facilidade na hora do atendimento. Muitos estudos mostram que o hospital digital é mais seguro para o paciente e é muito mais eficiente, com redução de custos e maior satisfação de profissionais e pacientes. No contexto da saúde pública, por exemplo, a telessaúde melhora os indicadores de acesso a consultas médicas e o uso de sistemas de apoio à decisão clínica melhora o diagnóstico e a proposição de condutas baseada em melhores práticas médicas internacionais.

Paulo César Schorr – 

A pandemia acelerou inúmeras transformações tecnológicas, trazendo o trabalho, a escola e até mesmo o médico para dentro de nossas casas, através da telemedicina. Esse processo de digitalização da saúde proporciona uma medicina muito mais centrada no paciente e orientada por dados em tempo real, resultando na integração e gestão de uma gigantesca massa de dados e processos, que dependem não só de sistemas, mas também de ambientes de TI cada vez mais seguros, versáteis e confiáveis.

Diante deste grande movimento de transformação digital, é fundamental o planejamento da infraestrutura tecnológica, o monitoramento e o tratamento dos dados, para que sejam preservados em segurança e estejam acessíveis sempre que necessário, com rapidez. Em função disso, há uma crescente busca de hospitais, por acreditações e certificações que atestem a qualidade de seus ambientes de TI. Programas de certificação, como o HIMSS, são fundamentais nesse processo.

Incentivando o uso da tecnologia da informação na saúde, a metodologia reconhece as instituições que se esforçam na digitalização de seus processos, apontando...

Artigo atualizado em 27/07/2021 06:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica