Publicado em 02 nov 2021

Os processos de ciclo de vida da arquitetura de um software

Redação

Para a modelagem da arquitetura de sistemas de software, as atividades de arquitetura e design devem ser descritas como processos separados, mas diversas iterações dos processos de definição de arquitetura, de definição de design e de implementação podem estar envolvidas quando se estiver evoluindo a arquitetura de um elemento de software, isto é, para determinar quando uma entidade ou função será realizada por meio de integração de software existente, reuso adaptativo ou software recém-construído. Nas comunidades de engenharia de sistemas e software que tratam de sistemas complexos, a arquitetura pode ser seguida por diferentes designs para diferentes sistemas em diferentes linhas de produto. Nesse caso, é importante executar estes dois processos de forma separada. Além disso, a arquitetura é muitas vezes feita por outras razões que não servir de base imediata para o design, como direcionar os investimentos em tecnologia, atingir consistência ou reduzir a complexidade em uma linha de produto ou portfólio de projetos de uma organização, ou para orientar decisões na relação adquirente-fornecedor. A arquitetura de um sistema de software pode ser entendida como um conjunto de entidades arquiteturais estruturadas e seus relacionamentos, escolhidos para atender a características como interoperabilidade, escalabilidade, resiliência ambiental, encapsulamento, disponibilidade, viabilidade econômica, robustez, eficiência na execução ou eficácia na missão (adequação para uso). A arquitetura de sistema de software trata dos relacionamentos entre uma variedade de entidades como cenários, funções, fluxos de função, interfaces, itens de fluxo de recursos, elementos de dados ou informações, objetos, componentes físicos e ambientes, contêineres, nós, links, recursos de comunicação, restrições, equações e modelos paramétricos. Assim, deve-se entender a estrutura comum para processos de ciclo de vida de software, com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software, que contém os processos, as atividades e as tarefas que são aplicáveis durante a aquisição, o fornecimento, o desenvolvimento, a operação, a manutenção ou desativação de sistemas, produtos e serviços de software.

Da Redação – 

Em resumo, um modelo funcional de sistema é uma representação de um conjunto de funções que define as transformações das entradas em saídas, executadas pelo sistema para cumprir a sua missão ou propósito. Estas funções são determinadas pelo comportamento esperado do sistema quando usado conforme pretendido. Consequentemente, toda função do sistema está associada com a interação entre o sistema e o seu ambiente.

Os requisitos funcionais, de desempenho, não funcionais e restrições são geralmente analisados para determinar funções e fluxos de entrada e saída. Quando as funções são associadas aos elementos do sistema, o processo de definição do design precisará determinar se cada elemento do sistema/software foi suficientemente especificado para construí-lo ou comprá-lo.

Se o elemento do sistema for aperfeiçoado posteriormente para alcançar esta suficiência, então as funções associadas ao elemento do sistema também são melhoradas posteriormente e devidamente associadas aos subelementos. Normalmente, existem múltiplas formas de decompor as funções que contribuem para a definição das múltiplas arquiteturas ...

Artigo atualizado em 01/11/2021 06:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica