Publicado em 04 jan 2022

Como executar o ensaio de avaliação da borracha natural

Redação

A borracha natural (natural rubber - NR) é produzida a partir de plantas e é classificada como um polímero ou um composto químico com grandes moléculas e com muitas moléculas menores do mesmo tipo. Alguns polímeros existem naturalmente e outros são produzidos em laboratórios e fábricas. A borracha natural é um dos polímeros importantes para a sociedade humana, pois é uma matéria prima essencial para a criação de mais de 40.000 produtos. É utilizada em dispositivos médicos, luvas cirúrgicas, pneus de aviões e automóveis, chupetas, roupas, brinquedos, etc. A borracha natural é obtida a partir do látex, um líquido leitoso esbranquiçado contendo proteínas, amido, alcaloides, etc., que é produzido por muitas plantas. Ele está presente nos vasos de látex (dutos) ou nas células das plantas produtoras de borracha. Cerca de 20.000 espécies de plantas produzem látex, mas apenas 2.500 espécies contêm borracha em seu látex. A função biológica da borracha para as plantas não é totalmente conhecida. No entanto, foi demonstrado que a borracha pode ajudar as plantas a se curar depois de danificadas, cobrindo feridas e estancando o sangramento. Isso bloqueia a entrada de bactérias e vírus nocivos nas plantas. As propriedades da borracha incluem resistência e capacidade de ser esticada muitas vezes sem quebrar. Os compostos de borracha natural são flexíveis, bons isolantes elétricos e são resistentes a muitas substâncias corrosivas. Já a borracha sintética (feita pelo homem) pode ser produzida por meio de um processo químico, mas as pessoas ainda não conseguiram produzir uma borracha sintética com todas as propriedades da borracha natural. Portanto, a borracha natural não pode ser substituída por borracha sintética na maioria de suas aplicações. Deve-se conhecer o os ensaios físicos e químicos em borracha natural e os materiais normalizados, a fórmula de ensaio padrão, equipamentos e métodos de processamento para avaliação das características de vulcanização da NR.

Da Redação – 

A borracha natural é um elastómero ou um polímero de hidrocarboneto elástico, que deriva originalmente do látex, um coloide leitoso produzido por algumas plantas. As plantas são sangradas através de uma incisão na casca da árvore, recolhendo a seiva de látex leitosa e pegajosa, que é refinada em borracha utilizável.

A forma purificada da borracha natural é o químico poliisopreno, que também pode ser produzido sinteticamente. A borracha natural é utilizada em várias aplicações e produtos, tal como a borracha sintética. É normalmente bastante elástica e flexível, além de ser extremamente impermeável.

A borracha natural é frequentemente vulcanizada, um processo por meio do qual a borracha é aquecida e o enxofre, peróxido ou bisfenol são adicionados para melhorar a resistência e a elasticidade e para prevenir que ele se deteriore. O preto de carbono é frequentemente utilizado como um aditivo da borracha para melhorar a sua resistência, especialmente em pneus automóveis.

Outras utilizações significativas da borracha são os perfis de janelas e portas, mangueiras, correias, tapetes, pisos e amortecedor...

Artigo atualizado em 16/12/2021 07:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica