Publicado em 02 ago 2022

A análise das condições perigosas do oxigênio em sistemas espaciais

Redação

Em aplicações espaciais e aeronáuticas, pode-se dizer que os efeitos do aumento da concentração de oxigênio na ignição e queima de materiais é real e se deve buscar os componentes para ajudar a garantir a segurança de pessoal e equipamentos. Em sistemas ou ambientes com maior teor de oxigênio e/ou pressão, os materiais que normalmente não queimam têm uma temperatura de ignição mais baixa, são mais vigorosamente combustíveis e têm uma temperatura de chama mais alta se queimarem. Em resposta à reatividade do oxigênio, testes rigorosos e requisitos para a seleção, combinação e limpeza de materiais e componentes usados no serviço de oxigênio foram desenvolvidos. Assim, ao projetar, manter e operar sistemas de oxigênio, deve-se entender e prevenir os riscos de incêndio e seus efeitos potenciais sobre o pessoal e os sistemas. O processo de avaliação de compatibilidade de oxigênio fornece uma abordagem sistemática para identificar os riscos de incêndio e se pode recomendar as alterações no projeto, materiais e procedimentos para mitigar quaisquer riscos de tragédia. Pode-se definir a compatibilidade com o oxigênio como a capacidade de um material coexistir com oxigênio e uma fonte potencial de ignição a uma pressão e temperatura esperadas e uma atmosfera enriquecida com oxigênio é mistura (gás ou líquido), que contém mais do que 25% em volume de oxigênio. O risco é a probabilidade de perda ou dano oriundos de um perigo. Por isso, deve-se conhecer um processo para a realização de análises sobre perigos em partes, componentes e sistemas de oxigênio em ambientes ricos em oxigênio.

Da Redação – 

O ambiente operacional de pior caso é determinado para avaliar a ignição e a inflamabilidade para um componente ou sistema. O aumento da concentração de oxigênio, temperaturas, pressões, taxas de fluxo e contaminação podem intensificar os riscos de ignição e inflamabilidade. Portanto, quantificar cada uma dessas condições é um pré-requisito para analisar um sistema ou componente.

Deve-se avaliar a inflamabilidade dos materiais do sistema e a configuração de um sistema ou componente pode influenciar significativamente a inflamabilidade dos materiais. Por exemplo, os metais, incluindo aqueles que normalmente apresentam alta resistência à ignição, são mais inflamáveis em oxigênio quando têm seções transversais finas (por exemplo, tubos de paredes finas) ou quando são finamente divididos (por exemplo, tela de arame ou filtros sinterizados).

Um mecanismo de ignição é uma fonte de calor que sob as condições certas pode levar à ignição dos materiais ou contaminantes em um sistema. A maneira mais eficaz de analisar os riscos de ignição em um sistema é analisá-lo metodicamente em busca de mecanismos de ignição...

Artigo atualizado em 02/08/2022 06:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica