Publicado em 30 ago 2022

O gerenciamento do valor agregado nos projetos e programas

Redação

O valor agregado (earned value) é o valor do trabalho concluído, expresso em termos do orçamento atribuído a esse trabalho, sendo também conhecido como o custo orçado do trabalho executado. O gerenciamento do valor agregado (earned value management) é um método que integra o escopo, custo real, orçamento e cronograma do projeto ou programa para a avaliação do progresso e desempenho. A orientação às pessoas envolvidas no gerenciamento de valor agregado descreve as práticas para fornecer benefícios para o planejamento e controle de projetos ou programas. Esses parâmetros fornecem as orientações sobre os conceitos, as responsabilidades, a integração e os processos para a implementação do gerenciamento de valor agregado. Fornecem as informações sobre métricas de desempenho obtidas por um sistema de gerenciamento de valor agregado. O público alvo desses processos incluem os gerentes executivos e pessoas envolvidas no patrocínio de projetos ou programas; as pessoas que gerenciam projetos, programas ou sistemas de gerenciamento de valor agregado; as pessoas envolvidas no gerenciamento ou desempenho de escritórios de gerenciamento de projetos ou equipe de controle de projetos ou programas; os desenvolvedores de normas nacionais ou padrões organizacionais. A sua aplicação pode ser adaptada às necessidades de qualquer organização ou pessoa, para que eles possam aplicar melhor os conceitos e a prática do gerenciamento de valor agregado.

Da Redação – 

O valor agregado deve ter flexibilidade em sua implementação e os elementos-chave de planejamento, implementação e controle podem ser dimensionados para atender a diversas situações. O gerenciamento de valor agregado pode ser adaptado para se adequar a qualquer projeto ou programa. À medida que a incerteza, o tamanho, a complexidade e a duração aumentam, também aumenta o grau de rigor do valor agregado.

A frequência e a granularidade utilizadas podem permitir que o desempenho seja medido e controlado no nível apropriado. A aplicação de gerenciamento de riscos, caminho crítico, cadeia crítica, prazo agregado e metodologia de desenvolvimento ágil precisam dos elementos de planejamento, implementação e controle, e o estabelecimento de um nível de referência para medir o progresso.

O valor agregado deve ser utilizado pelos escritórios de gerenciamento de projetos e programas, onde estes escritórios estão estabelecidos, ou seus equivalentes funcionais. Os escritórios de gerenciamento de projetos e programas ou os equivalentes funcionais devem fornecer os padrões e os processos a serem utilizados pelos prof...

Artigo atualizado em 16/08/2022 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica