Publicado em 15 nov 2022

A segurança para a construção e instalação de escadas e esteiras rolantes

Redação

Enquanto a escada rolante é um meio de transporte de pessoas que consiste em uma escada inclinada cujos degraus se movem para cima ou para baixo, a esteira rolante é um meio de transporte de pessoas que consiste em uma esteira em movimento, em um plano horizontal ou inclinado. Elas podem oferecer perigo relevante que é identificado como presente em uma máquina ou associado a esta ou perigo significativo que requer uma ação específica por parte do projetista para eliminá-lo, ou ao menos para reduzi-lo, conforme apreciação de riscos. Determinadas pessoas, em particular as idosas, podem ter algumas limitações. Algumas pessoas não são capazes de usar uma escada ou esteira rolante de forma independente e necessitam de assistência ou apoio a ser prestado por um acompanhante. Além disso, algumas pessoas podem estar portando objetos ou podem ser responsáveis por outras pessoas, podendo afetar a sua locomoção. O grau de incapacidade e dificuldade de um indivíduo está relacionado muitas vezes às características dos produtos, às instalações e ao meio ambiente. Dessa forma, não deve ser permitido o uso de cadeiras de rodas em escadas rolantes e esteiras rolantes, pois isso pode levar a situações perigosas, a menos que estas situações sejam consideradas no projeto do equipamento. O uso de elevadores é, portanto, o método de deslocamento vertical recomendado para as pessoas com dificuldade de locomoção. Os usuários e as pessoas autorizadas devem conhecer os requisitos normativos obrigatórios de segurança para a construção e instalação de escadas rolantes e esteiras rolantes, a fim de proteger as pessoas e os objetos contra os riscos de acidentes durante o trabalho de instalação, operação, manutenção e inspeção.

Da Redação – 

As interfaces com a construção são importantes para a segurança dos usuários e do pessoal de manutenção. Se não for possível que os fabricantes de escada rolante ou esteira rolante atendam integralmente a estes requisitos (ou parte) devido ao fato de, por exemplo, não estarem instalando a escada rolante ou esteira rolante, os requisitos não atendidos devem fazer parte do manual de instruções como uma obrigação para o proprietário. A altura livre acima dos degraus da escada rolante e paletes ou correia da esteira rolante em todos os pontos não pode ser inferior a 2,30 m (ver figura abaixo).

A altura livre deve estender-se ao fim da cabeceira da balaustrada. A altura livre de 2,3 m também deve ser aplicada à área livre não confinada. Para evitar colisões, uma área mínima livre ao redor da escada rolante e esteira rolante é estabelecida conforme a figura acima. A altura h12, medida a partir dos degraus da escada rolante e paletes ou correia da esteira rolante deve ser de pelo menos 2,10 m.

A distância entre a borda externa do corrimão e as paredes ou outros obstáculos não pode ser inferior a 80 mm na horizontal e a 25 mm verticalmente, abaixo da extremidade inferior do corrimão. A área pode ser menor, se, por medidas adequadas, o risco de lesão for minimizado.

...

Artigo atualizado em 14/11/2022 12:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica