A segurança das lâmpadas de descarga para iluminação geral
Redação
Uma lâmpada de descarga consiste essencialmente de um tubo de vidro, quartzo ou outro material adequado, contendo um gás e, na maioria dos casos, um vapor metálico. A passagem de uma corrente elétrica através deste gás/vapor produz luz ou radiação ultravioleta. A maioria das lâmpadas de descarga prática dependem de descargas em vapores metálicos de sódio ou mercúrio, com um enchimento de gás inerte. Existem parâmetros de segurança para as lâmpadas de descarga (excluindo as fluorescentes) para iluminação geral. Eles aplicam-se a lâmpadas de vapor de sódio de baixa pressão e lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID), ou seja, as lâmpadas de vapor de mercúrio de alta pressão (incluindo lâmpadas mistas), lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão e lâmpadas de haleto metálico. Incluem, ainda, as lâmpadas de base única e tubulares, com as bases listadas no Anexo A da norma. Tratam somente dos critérios de segurança e não leva em consideração o desempenho, sendo recomendado as normas de desempenho IEC 60188, IEC 60192, NBR IEC 60662, NBR IEC 61167 e IEC 61549 sejam consultadas para tais características. Espera-se que as lâmpadas que atendem a estas especificações funcionem com segurança nas tensões de alimentação entre 90% e 110% da tensão de alimentação nominal e quando operadas com um reator de acordo com as IEC 60922 e IEC 60923, com um dispositivo de acendimento de acordo com as IEC 60926 e IEC 60927, e em uma luminária de acordo com a NBR IEC 60598-1.

Da Redação –
Para a amostragem de lotes desses produtos, as lâmpadas para os ensaios devem ser selecionadas de acordo com um método mutuamente acordado, de modo a assegurar a representação adequada. A seleção deve ser realizada aleatoriamente, o mais próximo possível de um terço do número total de recipientes no lote, com um mínimo de dez recipientes.
Para pequenos lotes de tipos de lâmpadas especiais, as lâmpadas para ensaio devem ser selecionadas aleatoriamente, a fim de abranger o risco de ruptura acidental, um certo número de lâmpadas além da quantidade de ensaio deve ser selecionado. Estas lâmpadas somente devem ser substituídas por lâmpadas das quantidades de ensaio se for necessário atingir as quantidades requeridas de lâmpadas para os ensaios.
Não é necessário substituir uma lâmpada quebrada acidentalmente, se os resultados do ensaio não forem afetados pela sua substituição, desde que a quantidade requerida de lâmpadas para o ensaio seguinte esteja disponível. Uma lâmpada quebrada, se for substituída, deve ser desprezada no cálculo dos resultados. As lâmpadas que tiverem bulbos quebrados quando removidas d...