Publicado em 10 jan 2023

A instalação conforme das mantas e placas vinílicas flexíveis em PVC

Redação

As placas podem ser coladas e seu diferencial está nas diferentes possibilidades de formato, fugindo um pouco do tradicional retangular. Há marcas que além de placas quadradas, produzem modelos hexagonais, triangulares e trapezoidais. As mantas são comercializadas em rolo por m², de forma a cobrir o ambiente com menos juntas, facilitando a limpeza e a manutenção. Por conta desta característica, tornou-se o modelo obrigatório para áreas hospitalares e farmacêuticas. Em ambientes residenciais, podem ser uma escolha interessante para ambientes compridos, como corredores, ou que requerem superfícies antialérgicas, como quartos infantis. Não retém poeira, não mancha, não absorve líquidos e ainda possui um ótimo isolamento térmico e acústico. Sem emendas, graças à selagem, sua instalação é muito simples e prática. Contudo, só pode ser colado. Isso pode vir a ser uma desvantagem em imóveis alugados, caso haja a intenção de retirar o piso e levar consigo para o próximo apartamento. A espessura do piso vinílico varia de 2 a 3 mm. Para ter um resultado satisfatório na instalação é importante que o contrapiso esteja nivelado. Deve-se lembrar que há formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas. A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção especial com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira, possuem excelente acústica e são bastante resistentes ao tráfego. Existem procedimentos normativos obrigatórios para a instalação, limpeza e conservação de revestimentos vinílicos, a seleção e aplicação de adesivos, a inspeção e a preparação de substratos novos e existentes. Os revestimentos vinílicos podem ser apresentados em mantas ou placas, flexíveis, homogêneos (HO) ou em camadas heterogêneas (HT).

Da Redação – 

O piso vinílico é fácil de se encaixar em diferentes perfis de projeto graças à variedade de formatos que esse revestimento dispõe, agregando inúmeros benefícios. Dentre eles, pode-se destacar a rápida instalação e a facilidade de limpeza, pois todas as opções partem de uma base comum, sendo feitos de PVC misturado a outros ingredientes, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos).

Para que seja possível tirar proveito do que cada um pode oferecer, é preciso conhecer primeiro qual é a diferença entre piso vinílico em placa, régua e mantas. A régua é o formato mais tradicional de piso vinílico e abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural. A placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar o padrão para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação perfeita para piso elevado, que necessita de placas autoportantes. Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e a sua aplicação...

Artigo atualizado em 10/01/2023 01:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica