Publicado em 21 mar 2023

As prensas mecânicas devem cumprir as medidas normativas de segurança

Redação

As prensas mecânicas possuem essa denominação por contar com um motor elétrico e um volante para ser acionada. Este pode ser definido como uma roda de ferro de grande diâmetro e, por consequência, grande massa. Ao ser acionado, o motor elétrico movimenta o volante que, por sua grande massa, armazena essa energia. O volante gira o mecanismo responsável pelo movimento de descida e subida, transferindo a energia armazenada. São recomendadas para indústrias que buscam alta produção com economia de energia. Além disso, servem para os perfis de indústria que conseguem implementar facilmente sistemas automatizados. São utilizadas para a conformação e corte de materiais ferrosos e não ferrosos, onde o movimento do martelo (punção) é proveniente de um movimento rotativo que é transformado em linear através de sistemas de bielas, manivelas ou fusos. Oferecem altas velocidades de trabalho, permitindo a produção em séries. No entanto, possuem poucos parâmetros ajustáveis, o que as torna menos versáteis do que outros tipos. As prensas mecânicas exigem habitualmente a intervenção de um operador para realizar as tarefas de apoio às operações de prensagem propriamente ditas. Por conseguinte, é essencial equipar este tipo de máquinas com dispositivos de segurança, tais como interruptores acionados por pedal, barreiras fotoelétricas, etc. Existem requisitos normativos obrigatórios para prover os meios de se atender aos requisitos essenciais de segurança de acordo com a legislação brasileira vigente. As medidas técnicas de segurança devem ser aplicadas pelos responsáveis pelo projeto, fabricação e fornecimento de prensas mecânicas com freio e embreagem de ciclo parcial, utilizadas para trabalhar metal frio ou material feito parcialmente de metal frio.

Da Redação – 

A prensa mecânica é uma máquina projetada para transmitir energia de um acionamento principal para uma ferramenta por meios mecânicos, com o propósito de trabalhar (por exemplo, cortar ou conformar) metal frio ou material composto parcialmente de metal frio entre matriz e punção de uma ferramenta. Essa energia pode ser transmitida por meio de um conjunto volante e embreagem (ver figura abaixo), ou acoplamento direto (não mais utilizado).

A listagem de perigos, contida na tabela abaixo, é o resultado de uma avaliação de risco realizada conforme NBR 14009 para todas as prensas mecânicas abrangidas pela norma. As medidas técnicas e as informações ao usuário contidas na norma referem-se à avaliação de risco e eliminam ou reduzem os efeitos decorrentes dos perigos identificados.

A avaliação de risco prevê o acesso por todos os lados, bem como o escorregamento, ciclos (golpes), movimentos inesperados e involuntários e também a queda por gravidade. Riscos para o operador ...

Artigo atualizado em 21/03/2023 04:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica