A gestão dos riscos especificamente relacionados à inteligência artificial
Redação
O propósito da gestão de risco é a criação e proteção de valor, buscando melhorar o desempenho, incentivar a inovação e apoiar a consecução dos objetivos. Como o risco no cenário financeiro está aumentando rapidamente, é preciso um esforço para se manter atualizado sobre os crescentes riscos de fraude, riscos de crédito e rápidas mudanças regulatórias. A inteligência artificial (IA) na gestão de riscos pode ajudar a detectar fraudes e riscos de crédito com maior precisão e escala, aumentando a inteligência humana com análises abrangentes e habilidades de previsão de padrões. No mundo da tecnologia, as soluções analíticas baseadas em IA podem acelerar drasticamente os procedimentos de conformidade e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas. A inteligência artificial e a gestão de riscos se alinham perfeitamente, quando há necessidade de tratamento e avaliação de dados não estruturados. Estima-se que os gerentes de risco das instituições financeiras se concentrem na análise e na interrupção das perdas de maneira proativa com base nas descobertas da IA, em vez de gastar tempo gerenciando os riscos inerentes aos processos operacionais. Há orientações normativas sobre como as organizações que desenvolvem, produzem, implantam ou usam produtos, sistemas e serviços que utilizam inteligência artificial (IA) podem gerenciar os riscos especificamente relacionados com a IA.
Da Redação –
A IA tem um papel imperativo a desempenhar agora mais do que nunca no mundo. Todos os dias, as empresas encontram mais atividades do que podem ser otimizadas, graças à eficiência e eficácia dessa tecnologia em evolução. No marketing, o atendimento ao cliente e até mesmo na segurança, o poder do gerenciamento de informações e da IA elevou os padrões das empresas em um ambiente altamente competitivo.
De um modo geral, a IA se adapta para atender às necessidades dos usuários, analisando padrões de uso entre várias fontes de dados ou diretrizes gerais em um mar de informações. Assim, é fundamental esclarecer e divulgar o fato de que a IA é um divisor de águas no gerenciamento de riscos ou não? A IA está realmente mudando o jogo um passo de cada vez. Bancos estão implementando sistemas de gerenciamento de risco com soluções de IA para facilitar os processos de tomada de decisão, reduzir os riscos de crédito e fornecer serviços financeiros personalizados para seus usuários por meio de automação e algoritmos máquinas. A capacidade da IA de analisar dados relevantes para a segurança cibernética, gerenciamento de ri...