Publicado em 02 mai 2023

A Qualidade da prótese para articulação elastomérica flexível do dedo da mão

Redação

A prótese restrita é aquela com articulação usada para substituição total da articulação, e que previne a luxação em mais de um plano anatômico, sendo constituída de um único componente articulável através da junta, ou de mais de um componente afim ou componentes ligados entre si. Há características físicas dos componentes para substituição elastomérica de articulação total de dedo da mão, destinados ao uso em um paciente que esteja esqueleticamente maduro, em condições de receber cargas dinâmicas, em um ambiente corrosivo e sujeito a movimento nas superfícies de apoio, em interfaces bucha-pino de articulação, osso-pino de articulação ou bucha-osso. Os ensaios laboratoriais para articulações de dedos da mão que simulam com precisão cargas impostas, faixas de movimento adequadas, eletrólitos agressivos e os complexos constituintes de fluidos corpóreos não foram ainda desenvolvidos. O desempenho de componentes pode ser considerado em relação à anatomia do paciente. É sobejamente reconhecido que os esforços físicos resultantes de eventos ou atividades fora do cotidiano, como em acidentes ou especialmente esportes vigorosos, previsivelmente ultrapassam os níveis de esforços permitidos em qualquer projeto de componente. Quando ocorre desalinhamento ou luxação/subluxação em uma articulação metacarpo-falângica (MCP) ou interfalângica proximal (PIP) reconstruída com um implante de articulação flexível restrito, as forças suportadas pelo implante podem causar destruição prematura. Há requisitos normativos para os implantes elastoméricos flexíveis restritos para articulação total de dedo da mão, com união elastomérica através da articulação, produzido por um único material em uma única etapa de moldagem, utilizado com ou sem luva metálica na reconstrução de articulações metacarpo-falângica e interfalângica proximal.

Da Redação – 

As substituições das articulações dos dedos são divididas em três tipos: dobradiça, policêntrica e preenchimento de espaço e os mais utilizados são feitos de borracha de silicone de alto desempenho (polidimetilsiloxano) e são estabilizados por um método de fixação passiva. Este método depende do desenvolvimento de uma fina membrana fibrosa entre o implante e o osso, sendo que essa fixação pode fornecer apenas uma rigidez mínima da articulação. O desgaste do implante e o fluxo frio associados a alterações císticas erosivas do osso adjacente foram relatados com implantes de silicone. As articulações de dedo de carbono pirolítico foram desenvolvidas e mostram uma promessa considerável para melhorar o sucesso clínico de pacientes com articulações artríticas.

Até o momento não há normas disponíveis para ensaios de implantes de dedo da mão que simulem as funções da articulação nas condições de uso desejáveis para comparar materiais e projetos, e para fornecer uma indicação de desempenho clínico. Os ensaios devem ser desenvolvidos de forma a manter a função pretendida do implante, que é estabilizar, total ou parci...

Artigo atualizado em 20/04/2023 04:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica