Drones com IA acoplados a câmeras já fazem a contagem de estoques em armazéns
Redação
A tecnologia de inteligência artificial (IA) está possibilitando uma nova era de drones autônomos e que rapidamente vão assumir a gestão de inventários em grandes armazéns e gestão de ativos em obras, no campo ou em portos.
Eduardo Vargas –
A IKEA Stores acaba de anunciar que está com 100 drones monitorando seus armazéns na Europa, mais precisamente nos Países Baixos, Alemanha, Itália, Eslovênia, Croácia e Bélgica. Para aqueles que operam fora do setor de tecnologia, o conceito de alavancar soluções de IA e tecnologia de imagens de drones parece otimista; no entanto, a combinação já está sendo usada com grande eficácia nos setores de agronegócio, armazenagem e logística.
A coleta de dados em tempo real por drones autônomos agrega maior transparência e precisão aos processos de gestão de estoque, permitindo que as empresas adotem estratégias de sourcing mais ágeis. A tecnologia de usar IA em câmeras não é tão recente, mas até bem pouco tempo não era utilizada em drones, era comum com IoT, mas não com IA.
Anteriormente, os drones precisavam ter um piloto, mas a criação de drones autônomos segue num boom de desenvolvimento. Para algumas situações, o uso de drones é fabuloso, já que ele permite realizar coisas impossíveis até então. Cientistas já utilizam drones para fotografar e enviar dados sobre espécies de animais em extinção em temp...