Publicado em 06 fev 2024

A segurança da plataforma elevatória de carga para veículos de transporte

Redação

A plataforma elevatória de carga é um mecanismo de içamento aplicado na parte traseira ou na lateral do veículo ou do compartimento de carga, servindo para baixar a carga ao solo ou elevá-la ao nível do piso do veículo. O mecanismo consiste, basicamente, em uma mesa, um sistema de transmissão, elementos de suporte e uma ou mais posições de controle. que serve para fazer o carregamento de veículos com carroceria para transporte de materiais e tornar possível a operação de carga e descarga de forma segura e prática, possibilitando que apenas um operador faça esse procedimento. O equipamento aumenta a velocidade nas etapas de subida e descida dos carregamentos com rapidez e segurança, evitando possíveis acidentes, além de otimizar a mão de obra do serviço. Com variações de carga entre 500 kg até 3.000kg, a sua instalação é feita na parte traseira dos veículos, de maneira simples, rápida e com maior reforço na região dos batentes de fixação da mesa no quadro, para evitar trincas na região. Há parâmetros normativos para essas plataforma elevatória de carga utilizada para carregar ou descarregar cargas em veículos, compreendendo a sua utilização para subir ou baixar as cargas; destinada à instalação, de maneira temporária ou não, seja no interior, na parte frontal, lateral ou traseira dos veículos; acionada manual, mecânica ou eletricamente; equipada com uma mesa para suportar as cargas, que são compreendidas pelas mercadorias, um operador ou uma combinação dos dois; com uma altura máxima de elevação não superior a 3 m acima do solo, medidos quando a plataforma estiver descarregada; do tipo pivotante, com altura máxima de elevação não superior a 2 m; utilizada como ponte de ligação para carga e descarga, quando for previsto pelo fabricante.

Da Redação – 

Os usuários desses equipamentos devem compreender que somente pessoa competente e treinada deve utilizar o equipamento; os componentes sem requisitos específicos devem ser projetados e desenhados segundo práticas usuais de cálculos e engenharia, além de todos os métodos de prevenção de possíveis falhas. A construção mecânica e elétrica deve ser apropriada e as plataformas devem ser construídas com materiais de resistência e qualidade adequados, livres de defeitos.

Não devem ser utilizados materiais perigosos, como o amianto e os componentes devem ser mantidos em boas condições de manutenção e trabalho, para assim permitir que as dimensões requeridas sejam cumpridas, apesar do desgaste. Em função do projeto dos elementos estruturais, deve ser garantido um funcionamento seguro do equipamento com cargas que vão de 0 % a 100 % da capacidade nominal e também durante as condições de ensaios.

Com exceção dos componentes listados na norma, um componente mecânico construído segundo as regras de boas práticas não deve ser deteriorado até o ponto de gerar um perigo sem a possibilidade de detecção. Os equipamento...

Artigo atualizado em 06/02/2024 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica