Publicado em 31 out 2023

A conformidade das conexões de ferro dúctil para tubos de PVC-U 6,3

Redação

O ferro dúctil é um tipo de liga de ferro utilizada para fabricação de tubos, conexões e acessórios, em que a grafita se apresenta essencialmente na forma esferoidal. As conexões são as peças fundidas que permitem tamponamento, derivação, mudança de direção ou de diâmetro. Também são consideradas como conexões as extremidades com flange e bolsa, ou com flange e ponta, e as luvas. Há especificações normativas, exames e métodos de ensaio para fabricação, recebimento e aplicação de conexões de ferro dúctil, e suas juntas, para aplicação com tubos de PVC-U 6,3 (policloreto de vinila) a serem utilizados em sistemas de distribuição de água, com pressão nominal de 0,60 MPa, 0,75 MPa e 1,00 MPa, e DN 50, DN 75 e DN 100, conforme as NBR 5647-2, NBR 5647-3 e NBR 5647-4, destinados às tubulações: para o transporte de água; pressurizadas ou não; e para as instalações enterradas ou aéreas. Os requisitos também se aplicam às conexões fabricadas com bolsas, ou com bolsa (s) e flange, ou com bolsa e ponta, para montagem com diferentes tipos de anéis de vedação; revestidas externa e internamente; ou utilizáveis com tubos de PVC-U 6,3 para sistemas de distribuição de água com pressão máxima de serviço (PMS) de 1,00 MPa, à temperatura de 20 ºC.

É muito importante destacar que as conexões de ferro dúctil, bem como seus respectivos revestimentos, as juntas e os acessórios, quando utilizados sob as condições para as quais foram projetados, em contato permanente ou temporário com água para consumo humano, não podem produzir efeitos prejudiciais às propriedades da água e devem atender à legislação vigente. Todas as conexões devem apresentar as seguintes marcas de fundição em alto-relevo: nome ou marca de identificação do fabricante; rastreabilidade que permita identificar a data de fabricação; identificação de ferro dúctil; DN; pressão nominal (PN) dos flanges, quando for o caso; número da norma; PVC.

Devido a eventuais falhas, todas as marcações indicadas acima podem ser complementadas a frio (cunhadas a frio), em comum acordo entre o fabricante e o comprador. A inspeção de recebimento do produto acabado deve ser feita em fábrica, entretanto, por acordo prévio entre o comprador e o fabricante, ela pode ser realizada em outro local, desde que este tenha os recursos indicados a seguir: durante as inspeções realizadas em fábrica, o fabricante deve colocar à disposição do comprador os laboratório...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica