Como se antecipar aos desastres por meio da gestão orientada por dados
Redação
Para que a implementação da metodologia orientada a dados seja eficaz, algumas etapas são necessárias. O primeiro passo dessa jornada é iniciar a coleta e a compilação de informações relevantes sobre a área geográfica sujeita a desastres. Neste estudo, é importante verificar o histórico de eventos passados, padrões climáticos, informações de infraestrutura e demografia, entre outros fatores que possam influenciar os riscos.
Anderson Hoelbriegel –
Os desastres são resultado de um evento adverso decorrente de ação natural ou antrópica sobre um determinado cenário vulnerável que cause danos humanos, materiais ou ambientais, bem como prejuízos econômicos e sociais. Além disso, eles também podem promover grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade, sociedade ou empresa, e envolvem perdas de vidas, bens e de ecossistemas, excedendo sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios.
Um exemplo atual de desastre é a Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, que recebeu a passagem de ciclone extratropical, resultando em 49 mortes registradas até 20 de setembro. O evento trouxe um enorme prejuízo econômico e social, podendo levar meses e até anos para que a região se recupere.
Uma forma eficiente para reduzir os riscos e perigos de desastres é o uso da abordagem orientada a dados, que pode ser implementada por qualquer organização que tenha o objetivo de garantir a continuidade de negócios frente às consequências da degradação ambiental e dos eventos climáticos adversos decorrentes. Para que a implementação da metodologia ori...