Publicado em 09 abr 2024

Os principais cuidados a serem considerados na hora de vender uma empresa

Redação

Normalmente, recomenda-se que tal tarefa seja realizada por um consultor externo especializado em valuation, sobretudo para garantir a imparcialidade na escolha dos indicadores comparáveis de mercado e, assim, conferir mais credibilidade ao futuro comprador na justificativa do preço solicitado.

Leonardo Cotta Pereira – 

Vender uma empresa é uma decisão estratégica que requer uma abordagem cuidadosa e planejamento meticuloso. Para isso, antes de iniciar o processo de venda, os empresários devem realizar uma avaliação detalhada da empresa para definir um preço justo e atrair compradores qualificados.

Isso envolve não apenas avaliar ativos tangíveis, como equipamentos e propriedades, mas também considerar fatores intangíveis, como a reputação da marca e o potencial de crescimento futuro. Normalmente, recomenda-se que tal tarefa seja realizada por um consultor externo especializado em valuation, sobretudo para garantir a imparcialidade na escolha dos indicadores comparáveis de mercado e, assim, conferir mais credibilidade ao futuro comprador na justificativa do preço solicitado.

Além disso, é fundamental garantir que as finanças da empresa estejam em ordem antes de iniciar o processo de venda. Isso inclui preparar demonstrações financeiras atualizadas e precisas, identificar e resolver quaisquer passivos pendentes e garantir que todos os impostos estejam pagos.

Uma situação financeira sólida aumentará a...

Artigo atualizado em 09/04/2024 10:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica