O método de ensaio em capelas de exaustão de gases e vapores
Redação
A função de uma capela de exaustão é a de exaurir os vapores, gases e fumos, mas serve também como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente do laboratório, oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos, tóxicos, derramamento de produtos químicos e fogo. O seu objetivo é evitar a liberação de substâncias perigosas no espaço geral do laboratório, controlando e exaurindo produtos químicos perigosos e/ou odoríferos. No caso de um derramamento acidental, a capela conterá os produtos químicos derramados e exaurirá os vapores para longe da zona do usuário e do laboratório. Existe um método de ensaio quantitativo e qualitativo para avaliar os parâmetros normativos de desempenho de contenção e exaustão de contaminantes de capelas de exaustão (CE) convencionais, by-pass, de insuflação e de volume de ar variável (VAV). Ele se aplica principalmente a ensaios de laboratório e de fábrica, mas pode ser utilizado como auxílio na avaliação de desempenho da capela instalada. Mas, não fornece os critérios de aceitação, ficando a cargo do responsável técnico, determinado pelo contratante, fornecer os critérios de aceitação para o ensaio, tendo como base os parâmetros estabelecidos nos projetos da capela de exaustão (CE) e no ambiente onde estiver instalada.
A capela de exaustão é um equipamento de proteção coletiva projetado especificamente para enclausurar e exaurir contaminantes indesejáveis, reagentes químicos (manipulados e/ou gerados dentro da capela durante um procedimento de laboratório) para longe dos profissionais e fora da edificação, quando conectado a um sistema de ventilação adequadamente projetado, visando controlar a exposição ocupacional das pessoas. A figura abaixo apresenta os principais componentes.
Esses é um equipamento de proteção coletiva essencial em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde. Por isso a sua importância no laboratório e a obrigatoriedade de toda a manipulação que possa ocasionar uma reação perigosa ser feita dentro de uma capela.
A sua função primária é exaurir vapores, gases e fumos, mas serve também, como uma barreira física entre as reaçõ...