Publicado em 17 set 2024

Planejar é preciso, ajustar o planejamento é ainda mais

Redação

O fato é que uma das premissas principais da ferramenta é que todos os integrantes da equipe saibam o que precisam fazer e o porquê de estarem fazendo determinada função, o que possibilita compreensão da tarefa e vai permitir a entrega da melhor performance.

Pedro Signorelli – 

Quantas vezes você já elaborou um planejamento fantástico, considerou todas as variáveis possíveis, externas e internas e, ainda assim, não conseguiu seguir com grande parte do que havia planejado? Com certeza, isso ocorre frequentemente, ainda mais nos tempos atuais, quando as mudanças são necessárias em um prazo de tempo cada vez menor.

Muitas empresas elaboram um planejamento anual, a fim de segui-lo, ao menos, como parte de um direcionamento para alcançar seus objetivos e metas. Até aí, é perfeito. O que não funciona mais é tentar descrever o que deverá ser feito e prever o que vai acontecer mês a mês. As variáveis são muitas e as mudanças cada vez mais frequentes.

Como gestores, sabemos que é preciso rever estratégias e processos que não funcionam. Esse tem que ser um exercício constante. O líder precisa estar atento às mudanças a sua volta e entender o que é preciso ajustar.

Nesse sentido, Peter Drucker, o pai da gestão moderna, deixou quatro lições de gestão: treinamentos e ações para atualização constante; mudanças estratégicas e culturais na empresa; ambiente de diálogo e decisões...

Artigo atualizado em 11/09/2024 02:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica