A arquitetura integrada é o segredo por trás da tecnologia na indústria
Redação
A competitividade industrial está cada vez mais atrelada à rapidez e precisão na tomada de decisões, tornando a otimização da manufatura um fator essencial. No Brasil, em 2024, a indústria representou quase 25% do PIB nacional e empregou mais de 11,5 milhões de trabalhadores formais, segundo o Portal da Indústria. Diante desse cenário, a arquitetura integrada tem se destacado como uma ferramenta estratégica para potencializar o uso da tecnologia no setor.

Renato Luciano –
Em um mundo em que a competitividade industrial depende cada vez mais da rapidez e precisão nas tomadas de decisões, otimizar a manufatura tornou se um aspecto essencial. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, em 2024, a indústria respondeu por quase 25% do PIB nacional, empregando mais de 11,5 milhões de trabalhadores formais, de acordo com o Portal da Indústria.
Nesse contexto, a arquitetura integrada tem se mostrado uma ferramenta chave no uso estratégico da tecnologia na indústria. Conectar os sistemas e transformar as operações de chão de fábrica, utilizando dados em tempo real, têm demonstrado na prática aumento da eficiência, redução de custos e mitigação de riscos.
Na América Latina, a arquitetura integrada é uma tendência cada vez mais forte, pois impulsiona, de maneira orgânica, a transformação digital, permitindo que as indústrias adotem tecnologias como inteligência artificial (IA), machine learning e IOT industrial (internet das coisas) de forma eficiente e escalável. Com esta digitalização, as empresas conseguem conectar dados operacionais em tempo real com sistemas de análise e au...