A função dos corta-chamas
Redação
Os corta-chamas são os dispositivos instalados na abertura de um equipamento ou no duto de conexão de um sistema de processo, e cuja função pretendida é permitir o fluxo, mas evitar a transmissão da chama. São dispositivo passivo que permite que o gás passe por ele, mas interrompe a propagação de uma chama.
Da Redação –
O primeiro corta-chamas foi inventado por Humphrey Davy em 1815 para proteger os mineiros das explosões causadas pelo uso de chamas nas minas. A lâmpada Davy abrigava uma vela dentro de uma fina tela de malha de gaze que permitia que a luz passasse através dela, enquanto evitava chamas de bolsões inflamadas de metano escapando da lâmpada. A malha agia como um dissipador de calor, arrefecendo a chama e impedindo que houvesse combustão do gás no exterior da lâmpada.
Deve-se entender como ocorre a combustão e sobre os riscos de explosão. Independentemente do segmento industrial, isso pode ser uma informação vital. A combustão é a reação química exotérmica de um combustível na presença de oxigênio, que resulta na liberação de energia na forma de calor e luz. A zona de reação entre produtos queimados e não queimados é conhecida como chama.
Para ocorrer a combustão e a presença de uma chama, a reação requer três elementos: oxigênio, ignição e combustível. Quando uma mistura é inflamada, a chama se propaga da fonte de ignição dentro do volume da mistura combustível-ar combustível.
...