Publicado em 27 Oct 2020

A Qualidade e a sustentabilidade das comunidades

Redação

Uma comunidade sustentável pode persistir por gerações, desfrutando de um ambiente saudável, economia próspera e vida cívica vibrante. Não prejudica seus sistemas de apoio social ou físico. Em vez disso, ele se desenvolve em harmonia com os padrões ecológicos em que se desenvolve. Uma comunidade sustentável é aquela que reconhece que as questões econômicas, ambientais e sociais estão inter-relacionadas e que essas questões devem ser tratadas de forma holística. Reconhece a interface sensível entre os ambientes naturais e construídos, entende e começa a se afastar de práticas poluentes e desperdiçadoras e considera todos os impactos/custos ambientais, econômicos e sociais do desenvolvimento e das operações comunitárias. Além disso, as pessoas buscam compreender seus bens e recursos naturais, culturais, históricos e humanos e atua para protegê-los e valorizá-los, promove a colaboração de várias partes interessadas e a participação do cidadão e a conservação de recursos e a prevenção da poluição. Todos se concentram na melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade e atua para criar produtos e serviços de valor agregado na economia local. O desenvolvimento sustentável é o processo no qual uma comunidade desenvolve atitudes e ações contínuas que fortalecem seu ambiente natural, sua economia e seu bem-estar social. Pode-se, também, definir o desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que mantém ou aumenta as oportunidades econômicas e o bem-estar da comunidade enquanto protege e restaura o ambiente natural do qual as pessoas e as economias dependem. O desenvolvimento sustentável atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. Existem metodologias para um conjunto de indicadores, a fim de orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida.

Da Redação – 

As discussões em torno das comunidades e do desenvolvimento comunitário nos últimos anos viram um aumento nas conversas sobre a sustentabilidade. É um esforço para levar em consideração as necessidades futuras e a autossuficiência da comunidade enquanto a sociedade e a economia mudam com o tempo. É também uma forma aberta e consciente de lidar com o impacto ambiental que as comunidades têm ao longo de suas vidas. A inclusão desse conceito no desenvolvimento comunitário tem sido uma ótima maneira de as comunidades aprenderem, implementarem e praticarem a sustentabilidade em suas operações diárias.

Pode-se examinar a sustentabilidade e o que ela pode significa para as comunidades quando instigada por meio do processo de desenvolvimento comunitário. Pode-se incluir uma explicação sobre o que a sustentabilidade envolve e o que é necessário para seu sucesso em um ambiente comunitário. As razões pelas quais uma comunidade deve considerar se tornar sustentável, os fatores envolvidos e quando seria o melhor momento para começar a discutir as práticas sustentáveis.

A sustentabilidade é uma prática onde as nece...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica