Publicado em 17 nov 2020

Business intelligence (BI) versus manufacturing execution system (MES)

Redação

Atualmente, está se tornando vital utilizar um sistema MES que concentre, organize e distribua as informações da manufatura de modo guiar as ações que visem melhorar a produtividade, a qualidade e a disponibilidade. No entanto, há indústrias recorrendo às plataformas de BI como espinha dorsal de seu ingresso na indústria 4.0. Superficialmente, isso faz sentido porque as plataformas de BI são projetadas para analisar dados, o que é definitivamente algo que os fabricantes estão procurando em seu projeto rumo ao futuro.

Rodney Repullo – 

A indústria 4.0 vem sendo considerada uma prioridade para muitas pequenas e médias indústrias diante da precária economia global de 2020 e da necessidade de adequação de seus processos operacionais e de negócios diante convulsão imposta pela pandemia. Uma das principais vantagens competitivas da indústria 4.0 é possibilitar promover alterações e ajustes rápidos, eliminando as suposições na tomada de decisões usando dados precisos da produção. Para isso, é vital utilizar um sistema MES que concentre, organize e distribua as informações da manufatura de modo guiar as ações que visem melhorar a produtividade, a qualidade e a disponibilidade.

No entanto, temos visto que algumas indústrias recorrendo às plataformas de BI como espinha dorsal de seu ingresso na indústria 4.0. Superficialmente, isso faz sentido porque as plataformas de BI são projetadas para analisar dados, o que é definitivamente algo que os fabricantes estão procurando em seu projeto rumo ao futuro. No entanto, existem vários problemas com essa abordagem e podemos listar as principais pelas quais não se pode colocar todas as fichas apenas nas...

Artigo atualizado em 17/11/2020 04:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica