Publicado em 25 out 2022

Fidelizar e tratar as reclamações dos clientes impactam na lucratividade

Redação

A saúde de qualquer negócio é avaliada, entre outros critérios, de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. Há várias estratégias para fortalecer o relacionamento com o cliente e conseguir destaque no mercado. Além disso, a empresa deve ser ativamente comprometida com o tratamento das reclamações de forma eficaz e eficiente. É particularmente importante que isto seja demonstrado e promovido pela diretoria da empresa. Deve haver um comprometimento forte em responder às reclamações, para permitir que tanto o pessoal quanto os clientes contribuam para a melhoria dos produtos e processos da organização. Esse comprometimento deve-se traduzir na definição, adoção e disseminação de política e procedimentos para a resolução de reclamações. O comprometimento gerencial deve ser demonstrado na provisão adequada de recursos, incluindo treinamento. Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Deve-se buscar manter uma comunicação frequente por meio de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados. Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.

Da Redação – 

A satisfação do cliente é definida como uma medida que determina o quanto os clientes estão satisfeitos com os produtos, serviços e capacidades de uma empresa. As informações de satisfação do cliente, incluindo pesquisas e classificações, podem ajudar uma empresa a determinar a melhor forma de melhorar ou alterar seus produtos e serviços.

O foco principal de uma organização deve ser satisfazer seus clientes. Isso se aplica a empresas industriais, empresas de varejo e atacado, órgãos governamentais, empresas de serviços, organizações sem fins lucrativos e todos os subgrupos dentro de uma organização. As empresas em crescimento são as mais propensas a priorizar o sucesso do cliente do que aquelas com receita estagnada ou decrescente.

Os clientes bem-sucedidos também podem se tornar seus melhores vendedores, pois 77% das pessoas compartilham as experiências positivas com empresas e, além disso, manter os clientes atuais satisfeitos é um bom negócio a longo prazo.

A sabedoria empresarial comum diz que adquirir clientes é e 5 a 25 vezes mais caro do que manter os clientes atuais. Uma má experiência d...

Artigo atualizado em 25/10/2022 06:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica