A garantia do produto em projetos e aplicações espaciais
Redação
Existe uma série de padrões espaciais destinados a serem aplicados em conjunto para o gerenciamento, a engenharia e a garantia de produto em projetos e aplicações espaciais. No caso, a segurança do sistema é a aplicação de princípios, critérios e técnicas de engenharia e gerenciamento, para otimizar todos os aspectos de segurança dentro das restrições de eficácia operacional, tempo e custo durante todas as fases do ciclo de vida do sistema. Assim, o risco à vida humana, aos investimentos realizados, à missão e ao meio ambiente devem ser gerenciados durante todo o projeto, executando-se as seguintes atividades: alocação de requisitos de segurança; a identificação de perigo; a avaliação de perigo; a prevenção, redução e controle de perigo; e a eliminação do perigo, incluindo a aceitação de risco residual. Os usuários devem entender o programa de segurança e os requisitos técnicos de segurança que são implementados, a fim de satisfazer a política de segurança definida na NBR ISO 14300-2. Tem por objetivo proteger o pessoal de solo e de voo, o veículo lançador, cargas úteis associadas, equipamentos de apoio de solo, a população em geral, a propriedade pública e privada, e o meio ambiente de perigos associados aos sistemas espaciais. As operações do local de lançamento são descritas pela NBR ISO 14620-2 e os sistemas de segurança de voo na NBR ISO 14620-3.
Da Redação –
Normalmente, a segurança é parte integrante de todas as atividades de engenharia e garantia do produto de um projeto espacial. A qualidade de todo trabalho relacionado à engenharia de segurança deve ser baseada na garantia de que o sistema é projetado, qualificado, fabricado e operado de acordo com os requisitos de garantia do produto. A engenharia de segurança consiste no gerenciamento de processos de redução do risco e perigo, avaliação potencial do risco e perigo, garantia do projeto e atividades de controle do risco e perigo. Deve-se fazer o máximo do uso de lições aprendidas no processo do projeto.
A preservação da segurança do pessoal deve ser a prioridade mais importante no desenvolvimento e na operação de sistemas espaciais. O principal objetivo durante as fases de projeto deve ser garantir a segurança inerente por meio da seleção de recursos apropriadas ao projeto. Controle de danos, contenção e isolamento de perigos potenciais devem ser incluídos nas considerações do projeto. O projeto deve permitir a prevenção a queda e impacto de detritos.
A seguinte sequência de atividades deve ser aplica...