Publicado em 16 mai 2023

O desempenho dos revestimentos de poliureia aplicados com alta espessura

Redação

A poliureia se refere à descrição de uma tecnologia de polímero que possui vários tipos de sistemas (revestimentos), com várias formas de ser aplicado, com propriedades e resistências diferentes. sistema híbrido de poliureia/poliuretano sistema (revestimento) híbrido de poliureia/poliuretano é o resultado da reação entre um componente de isocianato e um componente composto por misturas de resinas com terminações de amina e matérias primas, com terminação de hidroxila. Em termos de revestimento elastomérico, geralmente é uma reação entre o isocianato que pode ser de natureza aromática ou alifática e um componente composto de resinas, aditivos, extensores de cadeia, pigmentos e catalisadores. Assim, a poliureia é uma membrana impermeabilizante, bicomponente, com propriedades elastoméricas e altamente resistente, sendo o resultado da reação de um componente de isocianato e um componente de mistura de resina sintética através de polimerização em crescimento gradual. Os materiais são misturados no próprio local onde ela servirá de revestimento. Refere-se à substância ureia ou a carbamida que é um composto orgânico com a fórmula química (NH2) 2CO, sendo que a molécula tem dois grupos amina (-NH2) unidos por um grupo funcional carbonilo (C = O). Em uma poliureia, as unidades de monômeros alternados de isocianatos e aminas reagem umas com as outras para formar ligações de ureia. Entretanto, as ureias também podem se formar a partir da reação de isocianatos e água que forma um intermediário ácido carbâmico que, rapidamente, se decompõe dividindo o dióxido de carbono e deixando para trás uma amina. Esta amina então reage com outro grupo isocianato para formar a ligação de poliureia. O uso desta reação de dois passos ocorre no que é comumente, ainda que incorretamente, chamado de espuma de poliuretano. O dióxido de carbono que é liberado nesta reação é o principal agente de sopro (espumante) especialmente em muitas espumas de poliuretano que mais precisamente devem ser chamadas espumas de poliuretano/ureia. Existem parâmetros normativos de desempenho da poliureia e do híbrido de poliureia/poliuretano aplicados com alta espessura.

Da Redação – 

As aplicações da poliureia compreendem a contenção secundária, revestimentos de buracos e túnel, forros de tanques e forros para camas de caminhão. Seu uso inclui, ainda, moldagem por pulverização e armaduras. Algumas poliureias atingem pontos fortes de 6000 psi (40MPa) de tensão e mais de 500% de alongamento, tornando-se um revestimento resistente.

O tempo de cura rápida permite que muitas capas sejam construídas rapidamente. Dessa forma, a poliureia é um revestimento que apresenta diversas vantagens quando bem aplicado, podendo ser um revestimento versátil que pode ser usado como piso decorativo ou ainda em fábricas e estacionamentos. A poliureia é impermeável, resistente às variações de temperatura e à ação dos raios ultravioleta.

A aplicação da poliureia deve ocorrer depois de um primer e a superfície deve estar limpa. Esse tratamento da superfície possibilita a selagem dos poros e de pontos de areia soltos no contrapiso, garantindo uma melhor aderência ao concreto. Dependendo da superfície que receberá o revestimento, é possível aplicar a poliureia com pistolas ou equipamentos de baixa ou alta pr...

Artigo atualizado em 16/05/2023 03:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica