A evolução além da biologia: memes são a nova herança da humanidade
Redação
O ser humano teve influências enormes da cultura em nosso comportamento, e os memes são ótimos exemplos desse efeito. A evolução cultural é sobre manter e perpetuar na terra as conquistas e características mais adaptadas dos seres. Ao contrário do que muitos acreditavam, a evolução cultural veio para ser benéfica aos indivíduos – e, felizmente, a maior parte dos memes também.
Rodrigo Duprat –
Uma das formas de os seres humanos se perpetuarem é deixando herança genética. Há milênios, por meio dos genes que são carregados por indivíduos por gerações, espécies evoluíram e outras desapareceram. Tivemos influências enormes da cultura em nosso comportamento, e a comunicação dos seres se deu pela pressão sob a necessidade de conviver melhor em grupos e, numa visão macro, em sociedade.
Por meio dela, aprimoramos outras habilidades e novas formas de interação. Os memes são ótimos exemplos desse efeito de influência cultural. Acentuados na era digital, eles sempre existiram – e, mais que isso, foram e ainda são unidades culturais que podem ser categorizadas como herança genética dos seres.
Assim como os genes, os viralizados memes têm como principal função a perpetuação disseminada, seja para comunicar uma informação de forma cômica ou retratar algo de uma forma satirizada. De certa maneira, a internet favoreceu com que esse fenômeno tivesse uma influência cultural ainda mais acelerada e intensa nas pessoas, mas isso não é exclusivo da era digital.
Os genes moldam a cultura da sociedade, a...