Publicado em 20 fev 2024

O dimensionamento dos acumuladores chumbo-ácidos estacionários

Hayrton Prado

Os  acumuladores elétricos são dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica e vice versa, em reações quase completamente reversíveis. São destinados a armazenar sob forma de energia química a energia elétrica que lhe tenha sido fornecida por uma fonte de corrente contínua, restituindo a mesma em condições determinadas na saída dos terminais. Eles são, por definição simples e lógica, aqueles que operam de forma imóvel, ou seja, parados e/ou estacionados, projetados para atender aplicações diversas, onde permanecerão conectados a uma fonte de energia de corrente contínua, por toda a sua vida útil. Há requisitos normativos que estabelecem as diretrizes para o dimensionamento dos acumuladores chumbo-ácidos estacionários, utilizados como fonte de energia elétrica, que não são aplicáveis aos sistemas fotovoltaicos.

Da Redação – 

Pode-se dizer que o perfil de descarga imposta à bateria depende do projeto do sistema em corrente contínua (cc) e dos requisitos da instalação. As exigências de consumo cc que a bateria deve suprir ocorrem quando: a solicitação de consumo no sistema cc excede a capacidade máxima do retificador; o (s) retificador (es) está (ão) fora de serviço; e há interrupção na rede de alimentação em corrente alternada (ca). Assim, as descargas aleatórias não contínuas ou momentâneas podem ocorrer a qualquer tempo durante o perfil de descarga e as descargas contínuas são aquelas que apresentam o mesmo valor de consumo durante todo o perfil de descarga, produzidas pelos equipamentos.

As descargas momentâneas são aquelas que podem ocorrer uma ou mais vezes durante o perfil de descarga, em tempo de curta duração, não excedendo 1 min em qualquer das ocorrências. Embora as descargas momentâneas possam ocorrer por apenas uma fração de segundo, cada uma deve considerar, para efeito de dimensionamento da bateria, o tempo mínimo de 1 min, uma vez que a queda de tensão da bateria, para uma dada descarga momentânea, é essencialment...

Artigo atualizado em 20/02/2024 11:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica