Publicado em 11 nov 2025

A segurança e o desempenho de uma estação de trabalho de anestesia

Redação

Uma estação de trabalho de anestesia é um sistema de administração de anestesia inalatória que contém um sistema de fornecimento de gás anestésico, um circuito respiratório anestésico e quaisquer equipamentos de monitoramento requerido, sistemas de alarme e dispositivos de proteção. Também pode incluir um vaporizador anestésico, ventilador, partes de um sistema de exaustão de gás anestésico e quaisquer equipamentos de monitoramento, sistemas de alarme e dispositivos de proteção associados. Há requisitos normativos que devem ser aplicáveis ao desempenho essencial de uma estação de trabalho de anestesia a fim de administrar anestesia inalatória enquanto é assistida continuamente por um operador profissional. Eles são requisitos particulares para uma estação de trabalho de anestesia e os seguintes componentes da estação de trabalho de anestesia que, embora considerados dispositivos individuais por direito próprio, podem ser utilizados, em conjunto com outros componentes pertinentes à estação de trabalho de anestesia, para formar uma estação de trabalho de anestesia para uma determinada especificação: um sistema de distribuição de gases anestésicos; um circuito respiratório anestésico; um sistema de exaustão de gás anestésico (SEGA); um vaporizador anestésico; um ventilador; um equipamento de monitoramento; um sistema de alarme; e um dispositivo de proteção.

Da Redação – 

Uma estação de trabalho anestésica, ou máquina de anestesia, é um dispositivo médico complexo usado para fornecer um suprimento preciso e contínuo de gases medicinais e vapores anestésicos a um paciente durante uma cirurgia. As estações de trabalho modernas integram ventilação avançada, monitoramento sofisticado e manutenção automatizada de registros para aumentar a segurança do paciente e otimizar o fluxo de trabalho clínico.

O equipamento realiza o fornecimento e a distribuição de gases, recebendo gases como oxigênio, ar medicinal e óxido nitroso de uma tubulação central do hospital e de cilindros de reserva. Ela regula e controla com precisão o fluxo desses gases.

1faz a vaporização com vaporizadores especializados que convertem agentes anestésicos líquidos (por exemplo, sevoflurano, isoflurano) em vapor, que é então misturado com outros gases medicinais.

Realiza o suporte ventilatório, com um ventilador integrado que pode assumir a respiração do paciente, fornecendo a mistura gasosa em pressões e volumes específicos. Uma bolsa tipo reservatór...

Artigo atualizado em 12/11/2025 09:33.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica