Publicado em 21 abr 2020

Digitalização na indústria abre caminho para mais eficiência operacional

Redação

A transformação digital tem um longo caminho a percorrer no Brasil no segmento industrial, seja na manufatura discreta ou de processo e, para quem está aplicando os conceitos da Indústria 4.0, os resultados vêm se mostrando interessantes ao longo dos últimos anos.

André Luís Moser - 

O tema da transformação digital está cada vez mais presente nas mesas de reuniões dos executivos brasileiros, uma vez que a adoção de tecnologias digitais - também conhecidas como emergentes - tem sido responsável por profundas transformações nos negócios, sendo usadas para estruturar processos administrativos e de operação, reduzir custos, aumentar eficiência, gerar insights e até mesmo criar modelos de negócios inovadores que sequer poderiam ser imaginados até bem pouco tempo atrás. 

Fundamental hoje nas indústrias de varejo e finanças, e ainda utilizada de forma modesta em setores como logística, transporte e saúde, a transformação digital tem um longo caminho a percorrer no Brasil no segmento industrial, seja na manufatura discreta ou de processo. Para quem está aplicando os conceitos da Indústria 4.0 - termo cunhado para definir a aplicação de tecnologias emergentes na indústria - os resultados vêm se mostrando interessantes ao longo dos últimos anos. 

Estudo recente conduzido pela Infosys, em conjunto com RWTH Aachen University, junto a 433 executivos da indústria de manufatura em países como EUA, China, França, Alemanha e Inglaterra, mostrou que as empresas que estão se modernizando e introduzindo os conceitos da Indústria 4.0 em suas operações esperam obter resultados superiores aos de seus concorrentes. Entre os benefícios esperados, podemos citar o aumento de eficiência operacional, na ordem...

Artigo atualizado em 20/04/2020 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica