Publicado em 06 set 2022

Os perigos da inteligência artificial capaz de imitar vozes

Redação

Um novo anúncio pela Amazon divulgou a possibilidade de desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de imitar vozes de qualquer pessoa. A novidade pode parecer curiosa em um primeiro momento, mas pode trazer sérios riscos para a sociedade.

Alexandre Pierro – 

A linha entre a realidade e a ficção está cada vez mais tênue. Caminhando a passos velozes, os avanços da inteligência artificial trazem consigo benefícios enormes para uma maior otimização, segurança de dados e, até mesmo, divertimento por meio de sistemas cada vez mais interativos. Mas, quando utilizadas para fins desvirtuosos, podem trazer perigos graves em um efeito cascata para toda a sociedade.

Em um recente anúncio feito pela Amazon, atualizações da Alexa permitiriam que este robô imite vozes de qualquer pessoa, por meio de algoritmos capazes de identificar as entonações e registros únicos de cada pessoa, após ouvir gravações curtas de áudio. Em um primeiro momento, se torna curioso e atrativo ter uma inteligência que consiga replicar vozes de entes queridos que já nos deixaram, amigos com quem temos afinidade ou, ainda, famosos e políticos que idolatramos.

Mas, em uma análise mais profunda, existem perigos enormes em se apropriar de tais características em quaisquer sistemas acessíveis à população. Toda tecnologia traz consigo os dois lados da moeda. Se tratando especificamente da inteli...

Artigo atualizado em 23/08/2022 04:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica