Publicado em 15 nov 2022

As práticas de governança para cumprir as responsabilidades organizacionais

Redação

A busca de um propósito está no centro de todas as organizações e é, portanto, de importância primordial para a governança. A boa governança de organizações estabelece as bases para o cumprimento do propósito de forma ética, eficaz e responsável, de acordo com as expectativas das partes interessadas. Os resultados organizacionais desta boa governança são: um desempenho eficaz; e uma administração (stewardship - a tarefa de supervisionar ou tomar conta de algo, como uma organização ou propriedade) de forma responsável. Dessa forma, a boa governança significa que a tomada de decisão da organização é baseada no ethos, cultura, normas, práticas, comportamentos, estruturas e processos da organização. Ela deve criar e manter uma empresa com um propósito claro, que proporciona valor a longo prazo, consistente com as expectativas das suas partes interessadas pertinentes. A implementação da boa governança é baseada em liderança, em valores e em um quadro de mecanismos, processos e estruturas que são apropriados aos contextos interno e externo. Na verdade, a governança deve ser um sistema de características humanas pelo qual uma organização é dirigida, supervisionada e responsabilizada pelo alcance do seu propósito definido. Há orientações sobre a governança e princípios e aspectos-chave das práticas para orientar os órgãos de governança e os grupos de governança sobre como cumprir as suas responsabilidades, de modo que as organizações que governam possam cumprir o seu propósito.

O foco de todas as organizações deve ser cumprir seu propósito organizacional, gerando valor ao longo do tempo. Para alcançar isto, as organizações precisam gerar valor que represente algo de valor para as suas partes interessadas. O valor final que uma organização está tentando gerar (articulado no propósito organizacional) só pode ser alcançado por meio da colaboração com as partes interessadas. O valor apropriado precisa ser gerado para as partes interessadas para que elas estejam dispostas e sejam capazes de apoiar a organização no cumprimento de seu propósito organizacional ao longo do tempo.

O valor que as partes interessadas esperam pode tomar diferentes formas e pode impactar no ambiente natural e na sociedade, assim como nas próprias partes interessadas. A função do órgão de governança (pessoa ou grupo de pessoas que tem a responsabilização final por toda a organização) nessa geração de valor inclui a administração (stewardship) ? para assegurar que a organização não apenas crie, mas também proteja o valor ao longo do tempo.

O órgão de governança deve assegurar que um modelo de geração de valor abrangente seja determinado p...

Artigo atualizado em 14/11/2022 10:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica