As câmaras de contenção fabricadas devem cumprir a norma técnica
Redação
As câmaras de contenção são os recipientes estanques para conter possíveis derramamentos e/ou vazamentos ou para conter conexões e equipamentos em seu interior. O lote de produção é o conjunto de unidades de produto, de um mesmo modelo, fabricado essencialmente sob as mesmas condições e no mesmo período, utilizando o mesmo lote do composto de polietileno. Podem ser fabricadas em polietileno que é uma resina termoplástica obtida pela polimerização do gás etileno ou pela copolimerização do etileno e outros monômeros. O polietileno utilizado na fabricação das câmaras de contenção deve atender a um dos seguintes requisitos de resistência ao tensofissuramento, conforme a ASTM D1693, na condição de 50 °C e F50, comprovada pelo fabricante do polietileno. A resistência deve ser igual ou maior que 145 h na concentração de 10%, ou igual ou maior que 1.000 h na concentração de 100%. Há requisitos normativos obrigatórios de desempenho e também para os ensaios de câmaras de contenção fabricadas em polietileno e dispositivos associados, instaladas em sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC) de posto revendedor veicular ou ponto de abastecimento.
Da Redação –
O fabricante deve realizar os ensaios de produção conforme descritos a seguir. No dimensional, deve ser realizado, em 15 % das peças de cada lote de produção, conforme estabelecido pelo fabricante, o ensaio dimensional nas cotas nessa norma e do peso. Deve ser efetuada a análise dimensional sem que discrepâncias sejam identificadas.
No caso específico da espessura das paredes do corpo plástico do reservatório da câmara, as amostras devem ser verificadas em quantidades de pontos suficientes para verificação da espessura mínima especificada nos projetos dos produtos qualificados. Se três ou mais amostras forem reprovadas no ensaio dimensional, todo o lote, conforme estabelecido pelo fabricante, deve ser considerado reprovado.
Os pontos onde ocorrerão encaixes, na câmara de contenção, devem ser inspecionados em 100% das peças, para o seu correto funcionamento, como, por exemplo, o encaixe da tampa e a câmara de contenção da boca de visita de tanques e encaixe da câmara de contenção da descarga de combustível e/ou de medição com o respectivo tubo. Deve ser realizada inspeção visual em 100% da produção. As...