A construção de instalações de salas limpas deve obedecer à norma técnica
Redação
As salas limpas e os ambientes controlados associados proporcionam o controle da contaminação por partículas em suspensão no ar, em níveis apropriados, para o desempenho das atividades sensíveis à contaminação. Entre os produtos e processos que se beneficiam do controle da contaminação do ar estão os de indústrias, tais como, aeroespacial, microeletrônica, farmacêutica, de dispositivos médicos e de tratamento de saúde. Os requisitos normativos obrigatórios para o projeto e a construção de instalações de salas limpas devem ser observados. Os usuários, os fornecedores e os projetistas de instalações de salas limpas podem consultar uma lista de verificação para os parâmetros importantes de desempenho destes locais. Podem acessar um guia de construção, incluindo requisitos para partida e qualificação. Os elementos básicos de projeto e construção, necessários para assegurar uma operação continuada satisfatória, podem ser identificados levando-se em consideração os aspectos relevantes de operação e manutenção. Por isso, deve-se entender para o projeto e construção de instalações de salas limpas, porém não prescreve meios tecnológicos ou contratuais específicos para atender à conformidade com esses requisitos.
Da Redação –
Uma sala limpa é uma aquela dentro da qual o número de concentração de partículas em suspensão no ar é controlado e classificado, e que é projetada, construída e operada de forma a controlar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da sala. Uma sala limpa modular é uma estrutura autônoma que converte uma instalação existente em um ambiente limpo classificado. É uma solução totalmente escalável, pois pode ser facilmente estendida ou realocada para se adaptar a uma mudança na demanda.
A natureza modular do projeto significa que uma sala limpa modular pode ser feita em qualquer tamanho - de apenas alguns metros quadrados a centenas de metros quadrados. Também pode ser instalada dentro e ao redor de máquinas existentes. Podem suportar o alto volume de fluxo de ar necessário para alcançar ambientes ultralimpos com classificação ISO.
Por razões econômicas, técnicas e operacionais, as zonas limpas são freqüentemente cercadas ou circundadas por outras zonas de classificação de menor limpeza. Isto pode permitir que zonas com mais altos níveis de limpeza possam ser reduzidas para dimensões mínimas....