Publicado em 08 jun 2021

Eliminando os perigos no uso dos tornos e centros de torneamento

Redação

Os tornos são máquinas operatrizes que permitem a transformação de um sólido indefinido, fazendo-o girar em volta de um eixo e arrancando-lhe perifericamente material por meio de uma ferramenta de corte, transformando-o em uma peça bem definida em forma e dimensões. Nos tornos a peça gira em torno de seu eixo principal de rotação, executando o movimento principal, enquanto a ferramenta de corte se desloca ao longo do eixo de rotação e em sentido transversal. Na maioria dos casos o eixo de rotação é horizontal, mas pode ser também vertical. Em outras palavras, o torneamento é o processo de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. No torneamento, a matéria-prima (tarugo) tem inicialmente, em geral, a forma cilíndrica. A forma final pode ser cônica ou cilíndrica. As principais operações executáveis em torneamento são: torneamento externo, torneamento. permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote com placa de 3 ou 4 castanhas. É uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular. Deve-se entender os requisitos e/ou medidas para eliminar os perigos ou reduzir os riscos nos seguintes grupos de tornos e centros de torneamento que são projetados principalmente para moldar o metal por corte.

O torneamento é uma forma de usinagem, um processo de remoção de material, que é usado para criar peças rotativas cortando material indesejado. O processo de torneamento requer uma máquina de tornear ou torno, peça de trabalho, fixação e ferramenta de corte. A peça de trabalho é um material pré-moldado que é preso ao acessório que, por sua vez, é fixado no torno e pode girar em alta velocidade.

O cortador é normalmente uma ferramenta de corte de um único ponto que também é fixada na máquina, embora algumas operações façam uso de ferramentas de vários pontos. A ferramenta de corte alimenta a peça giratória e corta o material na forma de pequenos cavacos para criar o formato desejado.

O torneamento é usado para produzir peças rotacionais, normalmente assimétricas, que possuem muitos recursos, como furos, ranhuras, roscas, cones, vários degraus de diâmetro e até mesmo superfícies com contornos. As peças que são fabricadas completamente por meio de torneamento geralmente incluem componentes que são usados em quantidades limitadas, talvez para protótipos, como eixos e fixadores personalizados.

O torneamento também é comumente usado como um p...

Artigo atualizado em 08/06/2021 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica