Publicado em 20 set 2022

O líquido gerador de espuma para fogo deve cumprir a norma técnica

Redação

O LGE classe A é o líquido gerador de espuma que, quando diluído em água e aerado, gera espuma para extinção de incêndios classe A e o fogo classe A envolve materiais combustíveis sólidos, como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e/ou fibras orgânicas, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos. A espuma, na verdade, é o agente extintor, constituído por um aglomerado de bolhas produzidas por turbilhonamento da água com LGE classe A e ar atmosférico. Pode-se dizer que o LGE classe A deve ser sempre adequado para o uso com água doce. A adequação ao uso com água salgada é opcional, entretanto, se aplicável, o LGE classe A deve ser adequado para as águas doce e salgada. Os usuários devem entender que esses produtos são obrigados a obedecer aos parâmetros normativos para o líquido gerador de espuma (LGE classe A) utilizado em combate e extinção de incêndios classe A.

Os LGE classe A podem possuir diferentes composições químicas e diferentes princípios de ação. Os diferentes LGE classe A com diferentes princípios de ação podem atender igualmente a um determinado desempenho. Por isso, os fabricantes têm amplo acesso às mais variadas e modernas tecnologias envolvendo agentes tensoativos e outras matérias-primas para a fabricação de LGE classe A e, portanto, os LGE classe A com diferentes propriedades físico-químicas podem apresentar exatamente o mesmo desempenho e vice-versa.

As propriedades físico-químicas não garantem os resultados dos ensaios de fogo, portanto, elas são somente utilizadas com a finalidade de caracterizar o LGE classe A no momento do ensaio de fogo (desempenho) e de indicar, no ensaio periódico, se houve alguma mudança mais significativa no LGE classe A, causada por uma possível contaminação ou degradação, sendo necessária a realização de ensaio de fogo para avaliação do desempenho antes do prazo determinado. As propriedades físico-químicas não podem ser utilizadas como critério para a seleção de LGE classe A.

Por exemplo, um LGE classe A que produz espuma de maior expansão pode ter o...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica